ARIANA SANTOS

Quem?

 

Minha vida na parteria se iniciou sem que me desse conta dos caminhos que se abririam. Me formei em enfermagem e no ano seguinte iniciei a residência em obstetrícia. Mesmo tendo assistido a alguns partos durante a residência, saí de lá sem intenção alguma de atuar na obstetrícia, pois sentia lá no fundo que aquela maneira de 

tratar as mulheres e bebês era algo que ia contra a natureza de qualquer ser. Segui por alguns meses, sem pensar no assunto até que um dia minha melhor amiga olha nos meus olhos e diz: “estou grávida, mas não quero que meu bebê sofra tudo aquilo que fazem no hospital. Quero que você faça meu parto em casa!”. Aquele pedido bagunçou minhas ideias e coração. E aquele assunto que era ainda tão superficial para mim, virou vício. Busquei muita informação, encontramos equipe, doula, material e em 30/06/2011 Morena chegou, num parto a jato, lindo, empelicado e totalmente natural. O que era curiosidade, virou objetivo de vida. Em março do ano seguinte, eu pegava um avião para conhecer e estagiar com a equipe Hanami (em Florianópolis/SC). Ainda lá decidi voltar a atuar em hospitais para alcançar maior experiência enquanto me preparava com cursos que me ensinassem a entender o que era natural e a atender e saber resolver o que precisasse realmente de intervenção. 

 

O ano de 2012 tornou-se um ano de transformação, de revisão de conceitos, de encontro com o feminismo e com o feminino. Ano de crescimento pessoal e profissional e o ano em que atendi meu primeiro parto domiciliar planejado. Ano em que recebi minha afilhada, minha pequena Pétala, na minha casa e na minha cama. Ano de apaixonamento pelas mulheres e por tudo o que elas sabem fazer, incluindo entre nossos super poderes a capacidade perfeita de parir. Desde então sigo ativista, defensora dos direitos das mulheres e outras minorias, da liberdade sexual e da justiça. Quem eu sou? Ariana, mulher, negra, feminista, sincera ao extremo, justa, madrinha da Morena, Pétala e Bernardo. Tia do Havi. Apaixonada pelo meu trabalho, pelos amigos e pela generosidade da vida comigo.

Ariana Santos - Parteira
Contatos
Onde Atende

Rio de Janeiro e Niterói

EXPERIÊNCIA

Após o término da graduação em 2007, atuou como enfermeira do programa Saúde da Família e da Unidade de pronto atendimento (UPA Copacabana). Após o término de dois anos da residência em obstetrícia no Hospital Universitário Pedro Ernesto, atuou por um ano como enfermeira obstetra no Hospital da Mulher Mariska Ribeiro. 

Atualmente é enfermeira obstetra das salas de parto da  Maternidade Fernando Magalhães, além de atender a partos domiciliares planejados no Rio de Janeiro.

?
Outras Informações

Fala Português e compreende Espanhol

FORMAÇÃO

Especialização – Saúde da Família - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Conclusão: Novembro/2013

Especialização - Residência em enfermagem obstétrica - Hospital Universitário Pedro Ernesto. Conclusão: Março/2011

Ensino Superior - Licenciatura e bacharelado em enfermagem - Universidade Federal Fluminense. Conclusão: Dezembro/2007

Parteria Baseada em Evidências - Grupo Levatrice - Docente: Maíra Libertad. Período: Março de 2014 a dias atuais

Psicologia da gestação, parto e pós-parto - Docente: Alexandre Amaral. Período: 27 de setembro de 2014

Assistência ao parto baseado em evidências - Docente: Melania Amorim. Período: 20 de setembro de 2014

Curso Emergências Obstétricas - Grupo Maternidade Ativa - GAMA. Período: 14 e 15 de dezembro de 2013

Curso Internacional de Parteria Tradicional Mexicana – Parteira Naoli Vinaver. Período: 4 a 11 de março de 2013

III Curso de Atualização - Ecologia do Parto e Nascimento - Enfermeira Heloísa Lessa. Período: Abril a Dezembro de 2012

Estágio com o Grupo Hanami - Parto Domiciliar. Período: Março de 2012

Programa Unidade Avançada na Amazônia Oriental: Hospital Maternidade São Domingos Sávio - Unidade Avançada José Veríssimo - Município de Oriximiná/Pará, vinculado à Pró-reitoria de Extensão da Universidade Federal Fluminense. Período: 20/08/07 a 28/09/07, totalizando 256 horas.

Siga-nos

  • Branca Ícone Instagram
  • facebook

© 2015 por Coletivo de Parteiras